Areia que Canta, em Brotas – Venha conhecer!

A nascente traz curiosidade pelo nome e o encanto pela beleza do lugar
Acredito que seja um dos lugares mais famosos de Brotas, a Areia que Canta traz uma certa curiosidade, sobretudo, pelo nome. Se você vai viajar para lá. Não pode deixar esse passeio de fora.
Depois de anos visitando a cidade, finalmente decidi conhecer o local. Eu e meu marido fomos em uma viagem no carnaval de 2018.
Quando procurava informações para visitar, achei a navegação do site e as informações confusas. Entrei em contato para entender melhor como funciona. O local possui várias opções de pacotes, mas optamos apenas pelo passeio “Circuito Areia que Canta”, pois não queríamos nos hospedar.
Bom, logo depois de pegar todas as informações, reservamos. Depois, fomos nós pegar estrada. Localizada em um Hotel Fazenda Areia que Canta, para chegar do centro de Brotas até lá, leva em média 15 minutos, ficando uns 15 km.
Logo que chegamos lá, fomos recepcionados por um guia, que nos levou para uma sala, onde mostraram um filme explicativo sobre o local.
Posteriormente, pegamos um veículo e fomos até um certo ponto, onde descemos e começamos a trilha junto ao guia turístico. O passeio pode ser dividido em 4 momentos, com um tempo aproximado de 3 horas:
A nascente Areia que Canta
Depois de alguns minutos de caminhada, chegamos na nascente. O lugar é surpreendentemente bonito. A Areia que Canta é uma nascente, que forma uma piscina natural com água cristalina, por volta de 10 metros de diâmetros, no meio da mata nativa.
O que faz ter esse nome é que no fundo tem uma areia branca com quartzo bem fininho, que quando manipulada, produz um som de cuíca. Veja o vídeo:
Para entrar na piscina natural, precisa seguir algumas instruções, em virtude de medidas para conservar o local.
- Precisa entrar de colete para flutuar, pois não pode pisar no fundo.
- Tem uma área específica que pode flutuar, assim não sendo possível explorar toda a área.
- Não entra grupos grandes de uma vez. São 5 por vez, para conservar e porque não tem muitos coletes.
Eu achei muito rápido o passeio, porém, muito bonito.
Rio Tamanduá
Após a nascente Areia que Canta, seguimos a trilha até o Rio Tamanduá. Por lá, ficamos alguns minutos. O guia sugeriu um pulo de uma pedra para o rio, sentido correnteza, de uma altura baixa.
Hidromassagem natural
Mais adiante na trilha, paramos para a bacia de hidromassagem natural. É bem relaxante, mas segue uma dica importante: amarre BEM o biquíni, meninas. 😉
Outras áreas
Logo após, voltamos para o local da recepção. Ficamos perto do lago, lendo um livro, tomando sol e aproveitando a paisagem. Também, visitamos o pomar.
Falando de preço $$$
Gente, eu fiz esse texto algum tempo e os valores mudaram muito. Recomendo entrar em contato com eles e consultar.
Dicas:
- Em primeiro lugar, agende antes de ir.
- Vá de tênis que dê para molhar. Inclusive, é obrigatório um calçado que não saía com tanta facilidade do pé.
- Como os passeios 1, 2 e 3 são guiados, tem um tempo e ficam longe da recepção, portanto, aproveite ao máximo o momento!
- Por fim, tire muitas fotos. :*
Porque eu indico a Areia que Canta:
É um lugar muito bonito. Achei caro comparado com outras atrações da cidade, mas vale ir ao menos uma vez para conhecer se você vai viajar para Brotas.
Mais Informações:
Site //areiaquecanta.com.br
Horários das atividades do Circuito Areia que Canta:
- Durante a semana: 10h e 14h
- Finais de semana: 10h, 14h e 15h
Como chegar:
Apesar de não ter cachoeira, o local lindo. Sem dúvida vale a pena conhecer.
Se você já foi na Areia que Canta?Deixe nos comentários o que achou.
🌿 Planejando uma viagem para Brotas? Hospede-se com conforto! Confira nossas casas para aluguel por temporada aqui. 🏡✨